Quero organizar a minha vida… por onde eu começo?

Você quer organizar a sua vida, mas não abe por onde começar?

Você entendeu que a bagunça é sinônimo de energia estagnada e quer dar um jeito na sua vida…

Tomou a decisão de organizar a sua casa, mas não sabe por onde começar?

Aqui te conto quais são os 5 princípios da organização, ou seja, algumas regrinhas que vão te ajudar neste processo de se livrar da bagunça.

A ideia é fazer com que o conceito da organização seja divertido, útil e fácil para você conseguir lembrar e praticar no seu dia a dia. Dessa forma, será possível deixar a sua casa organizada e, consequentemente, a sua vida mais harmonizada.

Os cinco princípios da organização vão te ajudar a organizar a sua vida! 

Os cinco princípios da organização

1)        Minimizar, maximizar e manter

Minimizar: um dos conceitos mais importantes é otimizar os seus pertences, descartando, reciclando ou doando aquilo que não serve mais.

Maximizar: aprender a usar e a tirar o melhor proveito do espaço disponível.

Manter: após a organização, tentar manter tudo em ordem.

2)        Condição e calamidade

É preciso identificar a condição do ambiente que se quer organizar. O local está em situação de calamidade/caos? Em que nível? Conhecendo a real situação você pode fazer o planejamento para priorizar as tarefas. Ou seja, programar a arrumação do que é mais urgente para o que pode esperar um pouco mais.

Deixe os pertences de valor emocional para o final do processo!

O guarda-roupa tende a ser um local interessante para iniciar… mas, lembre-se: começou, precisa terminar! Nada de deixar para finalizar no dia seguinte!

3)        Treasure, trash, tools ou toys

Os nossos pertences podem ter valor funcional ou emocional/sentimental. Num processo de organização, é preciso definir onde cada item se encaixa, pois é a partir daí que decidimos o que descartar, o que será mantido e a forma como cada pertence vai conviver conosco no ambiente – seja uma roupa, uma foto ou um objeto de decoração.

O que não tiver valor funcional – tampouco emocional – não perca tempo, descarte!

No entanto, aquilo que tem valor funcional e emocional, guarde! Mas se é funcional, deixe à mão para que você possa usar no seu dia a dia. Pertences funcionais, que não são usados, servem apenas para estagnar a energia do local.

Pertences apenas com valor sentimental devem passar por um critério… assim você não corre o risco de deixar todos eles e aí não conseguir se desfazer de nada e, desta forma, entulhar a sua casa.

4)        Objetivo, ferramentas e como fazer

Objetivo: definir o que você quer arrumar/organizar e por quê. Por exemplo: “Quero arrumar as minhas contas de luz e de água do último ano, para não atrasar os pagamentos”.

Ferramentas: quais são as ferramentas que você deve usar para conseguir o seu objetivo? Uma ideia: compre pastas de plástico para colocar as contas e arrume um espaço no armário, ou no gaveteiro do escritório, onde você consiga armazenar e fazer com facilidade o controle.

Como fazer: planeje como pretende guardar contas: vai separar por tipo ou por data?

É importante definir um objetivo e se planejar, pois assim você consegue programar quando o processo começa e quando termina, evitando a procrastinação.

5)        COPE – categorização, ordenação, proximidade e facilidade de uso

Este é o processo para determinar onde os seus pertences/objetos devem ficar.

Categorização: os objetos/coisas devem ser classificados em grupos e em subgrupos. Você define como será feita a arrumação. A partir das categorias, pode surgir a necessidade de se trabalhar com subcategorias. Exemplo: uma pilha de CDs pode ser organizada por tipo de música, por artista ou em ordem alfabética.

Ordenação: cada objeto deve ser guardado junto com os pertences que fazem parte do mesmo grupo.

Proximidade e facilidade para uso: os objetos/pertences de uso mais frequente precisam ser facilmente acessados. Uma cafeteira, por exemplo, deve estar na bancada da cozinha, pronta para o uso, e não guardada no armário.

E, aí, se animou?

Bora se planejar para organizar a sua bagunça e, consequentemente, a sua vida?

***

Eu sou Karis Brito, sou Consultora da Saúde da Casa e meu propósito é cuidar da saúde da sua casa para que você tenha uma vida mais fluida, com leveza, alegria, prosperidade e relações mais felizes. Para complementar meu trabalho, tenho uma linha de aromas (KAZA CARE) especialmente criados para cuidar de você e da sua casa. Produzidos artesanalmente com matéria-prima selecionada para promover bem-estar e perfumar a sua casa!

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 “A nossa casa é como a nossa almareflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.

*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH

**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA DA SAÚDE DA CASA) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)

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