Você quer organizar a sua vida, mas não abe por onde começar?
Você entendeu que a bagunça é sinônimo de energia estagnada e quer dar um jeito na sua vida…
Tomou a decisão de organizar a sua casa, mas não sabe por onde começar?
Aqui te conto quais são os 5 princípios da organização, ou seja, algumas regrinhas que vão te ajudar neste processo de se livrar da bagunça.
A ideia é fazer com que o conceito da organização seja divertido, útil e fácil para você conseguir lembrar e praticar no seu dia a dia. Dessa forma, será possível deixar a sua casa organizada e, consequentemente, a sua vida mais harmonizada.
Os cinco princípios da organização vão te ajudar a organizar a sua vida!
Os cinco princípios da organização
1) Minimizar, maximizar e manter
Minimizar: um dos conceitos mais importantes é otimizar os seus pertences, descartando, reciclando ou doando aquilo que não serve mais.
Maximizar: aprender a usar e a tirar o melhor proveito do espaço disponível.
Manter: após a organização, tentar manter tudo em ordem.
2) Condição e calamidade
É preciso identificar a condição do ambiente que se quer organizar. O local está em situação de calamidade/caos? Em que nível? Conhecendo a real situação você pode fazer o planejamento para priorizar as tarefas. Ou seja, programar a arrumação do que é mais urgente para o que pode esperar um pouco mais.
Deixe os pertences de valor emocional para o final do processo!
O guarda-roupa tende a ser um local interessante para iniciar… mas, lembre-se: começou, precisa terminar! Nada de deixar para finalizar no dia seguinte!
3) Treasure, trash, tools ou toys
Os nossos pertences podem ter valor funcional ou emocional/sentimental. Num processo de organização, é preciso definir onde cada item se encaixa, pois é a partir daí que decidimos o que descartar, o que será mantido e a forma como cada pertence vai conviver conosco no ambiente – seja uma roupa, uma foto ou um objeto de decoração.
O que não tiver valor funcional – tampouco emocional – não perca tempo, descarte!
No entanto, aquilo que tem valor funcional e emocional, guarde! Mas se é funcional, deixe à mão para que você possa usar no seu dia a dia. Pertences funcionais, que não são usados, servem apenas para estagnar a energia do local.
Pertences apenas com valor sentimental devem passar por um critério… assim você não corre o risco de deixar todos eles e aí não conseguir se desfazer de nada e, desta forma, entulhar a sua casa.
4) Objetivo, ferramentas e como fazer
Objetivo: definir o que você quer arrumar/organizar e por quê. Por exemplo: “Quero arrumar as minhas contas de luz e de água do último ano, para não atrasar os pagamentos”.
Ferramentas: quais são as ferramentas que você deve usar para conseguir o seu objetivo? Uma ideia: compre pastas de plástico para colocar as contas e arrume um espaço no armário, ou no gaveteiro do escritório, onde você consiga armazenar e fazer com facilidade o controle.
Como fazer: planeje como pretende guardar contas: vai separar por tipo ou por data?
É importante definir um objetivo e se planejar, pois assim você consegue programar quando o processo começa e quando termina, evitando a procrastinação.
5) COPE – categorização, ordenação, proximidade e facilidade de uso
Este é o processo para determinar onde os seus pertences/objetos devem ficar.
Categorização: os objetos/coisas devem ser classificados em grupos e em subgrupos. Você define como será feita a arrumação. A partir das categorias, pode surgir a necessidade de se trabalhar com subcategorias. Exemplo: uma pilha de CDs pode ser organizada por tipo de música, por artista ou em ordem alfabética.
Ordenação: cada objeto deve ser guardado junto com os pertences que fazem parte do mesmo grupo.
Proximidade e facilidade para uso: os objetos/pertences de uso mais frequente precisam ser facilmente acessados. Uma cafeteira, por exemplo, deve estar na bancada da cozinha, pronta para o uso, e não guardada no armário.
E, aí, se animou?
Bora se planejar para organizar a sua bagunça e, consequentemente, a sua vida?
***
Eu sou Karis Brito, sou Consultora da Saúde da Casa e meu propósito é cuidar da saúde da sua casa para que você tenha uma vida mais fluida, com leveza, alegria, prosperidade e relações mais felizes. Para complementar meu trabalho, tenho uma linha de aromas (KAZA CARE) especialmente criados para cuidar de você e da sua casa. Produzidos artesanalmente com matéria-prima selecionada para promover bem-estar e perfumar a sua casa!
Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.
Se quiser me siga nas minhas redes sociais:
Instagram: @kaza.karis // @kazacare.acasaquecuida
YouTube: KAZA KARIS
“A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.
*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH
**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA DA SAÚDE DA CASA) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)
#fengshui #numerologiadosinteriores #designdeinteriores #arquiteturadeinteriores #personalorganizer #organizaçaoresidencial #consultoraholistica #aromaterapia #oleoessencial #vamosperfumaromundo #casaequilibrada #bemestarnolar #consultoraorganizaçao #consultoradeinteriores #kazakaris #karisbrito