Organização para as crianças?

Quando você ouve falar em organização, logo pensa que é coisa de adulto. Mas, neste texto, trago justamente uma reflexão diferente. Organização para crianças? Sim!

A organização pode, sim, ser ensinada para as crianças! Além de virar uma brincadeira, vai ajudá-las a desenvolver senso de responsabilidade, empatia, autonomia e ainda diminui a ansiedade.

Um ponto importante para se pensar é que a criança não nasce sabendo arrumar a cama, guardar os brinquedos ou cuidar das suas coisas… E, para ela aprender, precisamos ensinar! Uma das melhores formas de ensiná-la é por meio da observação/repetição, ou seja, ela vê você fazendo e repete. De acordo com o educador Jean Piaget, porém, o aprendizado se dá pela assimilação e pela acomodação, o que significa que você precisará ser paciente e persistente, pois provavelmente não será de primeira que o seu filho(a) vai aprender a fazer – especialmente sozinho…

Por isso, a ideia aqui é justamente incluir na rotina dos pequenos a organização como uma forma de brincadeira! E isso serve tanto para as meninas quanto para os meninos!

Aqui vão algumas dicas de como implementar essa rotina de organização na vida dos pequenos:

  • Cuidado com os excessos!

Independentemente de sua condição financeira, o seu filho(a) não precisa de muito para ser feliz! Por isso, evite deixar disponíveis muitos brinquedos. Além de “entulhar” o espaço, o excesso gera ansiedade na criança, que acaba não sabendo o que escolher para brincar. Isso também causa certo ar de desdém, pois como tem muito e de tudo a criança não valoriza o que tem.

Uma sugestão: você pode fazer um rodízio dos brinquedos, disponibilizando a cada mês entre no máximo cinco e seis brinquedos, que serão a “atração” durante aquele período. Assim, a criança aproveita melhor o que tem!

Opte por brinquedos que estimulem a criatividade/fantasia ou o raciocínio da criança!

  • Defina as regras da semana

Exemplo: crie uma espécie de planejamento semanal, onde serão definidos os horários das refeições, de arrumar a cama, de tomar banho, de acordar e de dormir, de ir para escola, de fazer a lição, de brincar, de passear, de assistir TV, de passar tempo com os pais…

Você pode usar uma lousa para deixar as regras por escrito e num local que a criança tenha acesso e esteja em seu campo de visão. Nada de colocar no alto! Ah, e importantíssimo: as regras são definidas em conjunto com o seu filho(a), pois ele precisa ter a sensação de sua responsabilidade! Se você impuser, dificilmente ele seguirá ou será algo bem desgastante… Você, inclusive, pode criar um planejamento semanal para você, assim o seu filho(a) verá que você também usa um para se organizar!

  • Organização = brincadeira

Para facilitar essa rotina organizada, evite tratá-la como uma “obrigação”, tire esse peso… Faça com que isso seja leve, seja uma verdadeira brincadeira.

Nos dias mais difíceis, você pode incentivar uma competição saudável de quem se veste ou arruma a cama mais rápido…

Ensine também o seu filho(a) a guardar os brinquedos depois de usá-los e faça isso como uma continuação da brincadeira!

  • Como organizar os brinquedos

Arrume os brinquedos em caixas organizadoras e, para facilitar, identifique-as com etiquetas com desenhos, para que a criança consiga encontrar o que quer facilmente, sem precisar de seu auxílio. Isso vai ajudá-la a desenvolver a autonomia!

Importante também que os brinquedos estejam na altura da criança. Dessa forma, ela poderá manuseá-los a hora que quiser.

  • Categorize

A regrinha da categorização também funciona para as crianças! Então guarde os pertences dos pequenos por categoria. E aqui vale tanto para os brinquedos quanto para as roupas e os sapatos.

Nada de deixar tudo espalhado!

  • Evite brinquedos embaixo da cama

Eu costumo sugerir que sob a cama-baú dos adultos sejam guardadas apenas roupas de cama limpinhas. No caso das crianças, a regra é a mesma!

O quarto precisa ser um espaço gostoso de brincar, mas também tranquilo para dormir… os brinquedos embaixo da cama podem deixar o seu filho(a) mais ansioso. Por isso, evite!

Em suma…

Essas são algumas diquinhas para te ajudar a introduzir a organização na vida do seu filho(a).

Mas, lembre-se que, assim como você, há dias em que a criança está com preguiça, ou se sente triste ou irritada, e aí tudo pode ficar mais difícil.

Neste caso, minha recomendação é:

Tenha paciência e seja persistente! Pode demorar um pouquinho, mas com certeza você estará ajudando o seu filho(a) a ser um adulto mais autônomo, mais confiante, mais responsável e mais feliz!

***

Eu sou Karis Brito, sou Consultora da Saúde da Casa e meu propósito é cuidar da saúde da sua casa para que você tenha uma vida mais fluida, com leveza, alegria, prosperidade e relações mais felizes. Para complementar meu trabalho, tenho uma linha de aromas (KAZA CARE) especialmente criados para cuidar de você e da sua casa. Produzidos artesanalmente com matéria-prima selecionada para promover bem-estar e perfumar a sua casa!

Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.

Se quiser me siga nas minhas redes sociais:                                                           

Instagram: @kaza.karis  // @kazacare.acasaquecuida                                          

YouTube: KAZA KARIS

 “A nossa casa é como a nossa almareflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.

*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH

**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA DA SAÚDE DA CASA) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)

#fengshui #numerologiadosinteriores #designdeinteriores #arquiteturadeinteriores #personalorganizer #organizaçaoresidencial #consultoraholistica #aromaterapia #oleoessencial #vamosperfumaromundo #casaequilibrada #bemestarnolar #consultoraorganizaçao #consultoradeinteriores #kazakaris #karisbrito

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Sua Mensagem

Nome Completo*

Site

Posts Relacionados